terça-feira, 9 de julho de 2013

Rio in Douro

Partindo da constatação das inúmeras dificuldades sentidas pela grande maioria dos jovens diocesanos em poderem participar nas Jornadas Mundiais da Juventude – Rio 2013, a Pastoral Juvenil na Diocese do Porto (através do seu Secretariado Diocesano e diversos Movimentos Juvenis) propõe esta forma alternativa de “viver” e “celebrar” essas mesmas Jornadas na nossa cidade e neste “nosso” Rio.
Assim, o Rio in Douro pretende ser um “mega encontro” dos jovens da Diocese do Porto (e/ou de outras Dioceses que nos queiram fazer companhia), pertencentes quer às suas paróquias, quer aos movimentos juvenis nela presentes, nas suas mais pluriformes estruturas e concretizações, que queiram viver e experimentar, em clima de festa, de alegria, de oração e de partilha, o “espírito” das Jornadas Mundiais da Juventude.

Porque se trata de um “mega encontro” para o qual estamos a contar com a presença de milhares de jovens, o Comité partiu à descoberta de locais que pudessem acolher, nas melhores condições possíveis (de acessibilidade, centralidade, etc…) os participantes, tendo a escolha recaído sobre o Cabedelo da Foz do Douro (em Canidelo, Vila Nova de Gaia).
Trata-se de um local muito aprazível, com óptimos acessos (carro, comboio, autocarro, metro…) e muito conhecido da gente jovem, pois é também o espaço escolhido, nos últimos anos, para a realização de festivais de verão.

Do programa deste Rio in Douro fazem parte vários momentos que tentam, a seu modo e em conjunto, criar o ambiente vivido nas Jornadas Mundiais da Juventude.
A chegada dos participantes está prevista para o dia 27 de manhã, em quatro pontos diferentes, de onde partirão, em caminhada, para o recinto. Aí chegados e depois de serem devidamente acolhidos em ambiente de grande festa, haverá muito(s) tempo(s) e espaço(s), durante a tarde e noite de sábado e manhã de domingo, para vários workshops (formativos uns, lúdicos outros), momentos de oração (nos quais se incluem uma oração na praia, uma Vigília com ligação directa ao Rio de Janeiro e a Eucaristia de Encerramento/envio) concertos, catequeses com os Bispos, alimentação, etc., tudo isto num forte ambiente de festa, de convívio, de alegria e de fé.

Sem comentários: