terça-feira, 9 de dezembro de 2008

S. Paulo - a vida antes da conversão

Olá amigos MELados!
Na última reunião, falámos um pouco da vida de S. Paulo antes da conversão. Falámos da sua educação, profundamente judaica, de como se processou e como influenciou a sua vida. Falámos do seu empenho em manter as tradições que lhe haviam ensinado e em fazer cumprir a Lei que tomava como sagrada. E concluímos que levou tudo isso ao extremo ao aderir ao feriseísmo, "a ala mais severa da sua religião". Chegou ao ponto, como fariseu, de perseguir, torturar e até matar todos aqueles que se lhe opusessem.
Obviamente, foram os cristãos os que mais sofreram com estas perseguições. Saulo (nome judaico de S. Paulo) corroborou a condenação de Estêvão, o primeiro mártir cristão, e estava presente no seu apedrejamento. Vai ser esta morte que vai fazer com que a Boa Notícia de Jesus de Nazaré se espalhe, porque os apóstolos vão fugir de Jerusalém e começam a criar comunidades nas diversas terras por onde passam.

É, portanto, esta a situação de Saulo quando "cai do cavalo" e se encontra com o Jesus que teimava em perseguir. Depois da conversão, torna-se o oposto do que costumava ser. Toda a energia e motivação que punha na defesa da lei, da tradição, passou a direccioná-la para o anúncio do Evangelho de Jesus. Se há mudança de vida, é esta.

A mim apaixonou-me isto em S. Paulo. Ele mudou TUDO. Tudo na sua vida, tudo aquilo em que acreditava. Ele juntou-se "ao inimigo". Só algo muito forte o conseguiria.
Só algo muito forte. Só algo muito verdadeiro. Ou melhor ainda, só Alguém muito forte e verdadeiro.

No Sábado, houve partilhas muito bonitas acerca disto. E eu pergunto: é justo guardarmos para nós essas mesmas partilhas? Coisas destas não podem ficar entre quatro paredes, amigos!

Convido-vos a partilhar outra vez aquilo que se disse, o que não se disse mas se pensou, e o que não se pensou mas se está a pensar agora!

E quem não esteve no encontro, poderá partilhar? É claro que poderá. É só clicar ali onde diz "Comentários"! :)

1 comentário:

Anónimo disse...

De facto, pessoalmente, tocou-me muito perceber essa força de S. Paulo.
Uma força que já existia antes de ele "cair do cavalo", uma força que explica a sua capacidade de mudança quando "vê aquela luz", uma força que justifica a sua Vida e Entrega após a conversão.

E surgiu-me esta questão que partilho com todos (e que vou tentando responder em cada dia):
O que é que eu preciso fazer para que o motor que impulsiona a minha Vida coincida exactamente com a realização da Vontade de Deus para a minha vida?

Um Bom Advento!
Beijos MELados pra todos!