quarta-feira, 14 de março de 2007

Acredito no Deus de Jesus de Nazaré…

Ainda um pouco em resposta à proposta da Teresa… e motivado pelo comentário deixado pelo Armando… vou partilhar um pouquinho do Deus em que acredito…

Acredito no Deus de Jesus de Nazaré…

Porque durante milhares de anos cada um foi criando para si um Deus à imagem da sua realidade… um Deus que correspondia às suas necessidades (quer fossem boas ou más)… um Deus que exigia de cada um o seu máximo (quer fosse por coisas boas ou por sacrifícios)… um Deus blá-blá-blá…

Mas chegou um tempo em que surgiu no meio dos homens um homem especial… não porque tivesse nascido sob uma estrela especialmente brilhante ou porque tivesse sido adorado por não sei quantos reis do oriente… mas sim porque deixou influenciar a sua vida por todo um contexto de esperança que se vivia nesse tempo… porque foi amado (principalmente pelos seus pais Maria e José) de uma forma muito especial… ao ponto de ser capaz de espelhar verdadeiramente na sua vida (nos seus gestos, opções e atitudes) um rosto de Deus muito diferente daquele que todos esperavam…

Jesus de Nazaré, com a sua vida, veio afastar à vergastada todos estes deusezinhos sem sentido… para nos revelar o Deus que é Amor… e nada mais que o Amor! E hoje, nós fazemos dele um filhinho de deuzinho que fez muitinhas coisinhas bouinhas e que deu a vidinha por nós e prontus…

Em nome do Deus-Amor revelado por Jesus de Nazaré não posso respeitar esses deusezinhos que andam por aí (as pessoas sim… mas os deuses não)… porque só têm lugar em poltronas no cimo de nuvens cinzentas e pouco ou nada de bom trazem para os homens!

Por Jesus somos capazes de descobrir…

O Deus-Amor que só é possível conhecer na medida em que nos deixamos influenciar, positivamente, interna e externamente por aqueles que o vão conhecendo pelos diversos ângulos do seu rosto…

O Deus-Amor que não pode ser “o de cada um” mas que só na medida em que é de todos se torna Verdadeiro Amor… Só na medida em que é de todos nos implica como missionários no seu anúncio a TODOS… Só na medida em que é de todos se revela em relação entre todos…

Um grande abraço para todos no nosso Deus-Amor ;)

6 comentários:

Tonito disse...

Li o post e fui dar uma volta... Agora que me decidi a comentar, não posso deixar de salientar a frase...

O Deus-Amor que não pode ser “o de cada um”

e não pode ser o de cada um, porque simplesmente Deus é só um... é o Deus-Amor!? Tudo o resto são invenções que surgiram do que nos ensinaram e fizeram viver, fruto ainda dos gregos.

Eu fico imensamente feliz por me terem dado a conhecer o Deus-Amor, o Deus que Jesus de Nazaré nunca se cansou de anunciar e o Deus que eu não me canso de querer ainda conhecer cada vez mais e levá-lo a todos quantos me rodeiam.

Obrigado Ricardo pela partilha... é realmente esse Deus que me leva a viver a minha fé e a querer continuar a anunciar, a evangelizar...

Que o bom Deus que é AMOR e não é mais do que AMOR, nos continue a iluminar e a encher o nosso coração com o Seu jeito de AMAR.

Armando disse...

oi! obrigado pela tua partilha e por teres respondido com tanto entusiasmo ao que escrevi...

Eu apenas queria realçar uma coisa que tu próprio e quem te comentou primeiro fizeram. Voces acabaram de fazer exactament aquilo que escrevi! Deram o vosso Deus a conhecer aos outros! E s nao é ess o Deus k exige de voces o k podem dar e k responde as vossas expectativas entao nao teria razao qualquer explanaram a todos o deus em que acreditam, porque assim sendo, isso nao seria necessario pois a leitura d Deus seria igual em cada ser humano! O k n é verdade... Ha aprximaçoes e nisso eu acredito, mas cada um, pegando nakilo k sabem Dele constroi um Deus proprio e isso é inerente à condição humana. Somos egoistas por natureza e não ha palavras bonitas que o neguem. OU entao.. seriamos todos perfeitos, talvez... S calhar uma aproximaçao do Deus k ha em cada um sera o mais perto da perfeiçao k conseguimos e talvez isso seja akilo k Jesus sp kis para nós pk Ele sabe k ngm é perfeito... Apenas façamos com k o meu e o vosso Deus interior se aproximem e talvez um "Deus-amor" s esboce como akele mesmo k Jesus nos demonstrou um Dia... Por isso é k ha crescimento ao longo de toda uma vida comunitária. Deus-amor só ha ou podera existir se fizermos por tal... Ele constroi-se d unioes...

Ricardo Ascensão disse...

Boa noite a todos!

Armando, espero que estas partilhas não estejam a ser confundidas com qualquer falta de respeito… Como disse, respeito que cada um tenha a sua “ideia” ou “definição” de Deus… ;)
No entanto não posso respeitar esses Deusezinhos que “cada um vai crindo”…

O que eu fiz neste post não foi de maneira alguma “expor o meu deus”… mas sim partilhar aquilo que vou vivenciando de um DEUS ÚNICO… de um DEUS que é AMOR…

É impressionante (e contra mim falo) como dizemos e ouvimos dizer a toda a hora “Deus é Amor, Deus é Amor, Deus é Amor…” (dizem os padres, dizem os bispos, dizem os papas…), mas ainda são poucos os que realmente já perceberam… (porque saboreiam..) que DEUS É AMOR…
Sim, sim… Amor daquele de Amar… daquele entre as pessoas…

Há algum tempo atrás, surgiu na net uma conversa com um colega da faculdade que se diz ateu… Vou transcrever uma parte:


Eu > Olha… Tu acreditas no "amor" entre as pessoas??
Ele > Acredito no respeito e no “não fazer aos outros o que não quero que façam a mim”… é simples…
Eu > Sim… Mas eu perguntei no “amor”… Acreditas?
Ele > amor? isso não existe
Eu > nao?
Ele > amor, amor mesmo não
Eu > então como sabes o k é "amor mesmo" se dizes k nao existe?
Ele > amor é uma coisa muito subjectiva
Eu > como assim??
Ele > consegues definir?
Eu > nao... mas consigo sentir...
Ele > lol… as ilusões que o nosso cérebro cria são muito boas :P
Eu > ya ya... olha… nao tens ninguem na tua vida de kem gostes?
Ele > família? eu?
Eu > gostas da tua familia?
Ele > gosto
Eu > pk?
Ele > sei lá :P… são as pessoas com quem vivi durante 19 anos já
Eu > será k eles se relacionam contigo nessa logica do "não fazer aos outros o que não quero que façam a mim"???
Ele > essa é a base da moralidade humana
Eu > sim... mas será k ekes se relacionam contigo nessa logica?
Ele > não… há outras coisas além disso é claro… construidas por cima dessa base
Eu > entao qual será a logica deles?
Ele > que lógica?
Eu > qual será a logica do relacionamento da tua familia contigo (ou a tua com eles)??
Ele > amor… lol
Eu > então sempre existe amor??
Ele > pah nesse teu angulo de vista sim
Eu > então prontus... é nisso k eu acredito
Ele > mas não vais amar toda a gente… lol :P… daí a base da moral
Eu > e acredito k esse tipo de amor pode muito bem sair do cerco da familia e ser "usado" entre as pessoas em geral...
Ele > toda a gente nao
Eu > obvio k nao
Ele > pois
Eu > apenas podes amar akeles com kem te relacionas... e é claro k num vais conseguir amar todos com kem te relacionas... mas se tentares... percebes?
Ele > yah
Eu > é nisso k eu acredito... e é por isso k eu luto... é a esse Amor que chamo Deus…

Não sei se ajudou a perceber…
Jesus de Nazaré… não veio revelar aos homens um deus que era tão amor, tão amor que até lhe chamavam amor… Embora essa seja a lógica da maior parte dos que se dizem cristãos…
Jesus de Nazaré veio revelar um Deus que É Amor…
É
Percebem?

Eu sei que não é por palavras que se consegue perceber isto… É com a vida…
É na medida em que nos vamos abrindo às mediações e vamos deixando implicar a nossa vida na busca incessante do Verdadeiro Amor (vivido e vivenciado)… que vamos descobrindo o verdadeiro Rosto de Deus… permanentemente novidade para nós!

Que fique bem claro!
Deus não tem rostos… apenas tem UM ROSTO… o do AMOR!

Ainda no fim-de-semana passado ouvimos, numa das leituras: “EU SOU AQUELE QUE SOU”, ou seja, “Eu Sou Aquele que Serei sempre”!


Perdoem-me se subentendem nesta partilha alguma agressividade… não foi essa a intenção… Mas quando se trata de anunciar o Deus de Jesus de Nazaré (o meu Deus e de todos os verdadeiros Cristãos)… nasce em mim um “fogo que me arde por dentro” e que jamais me deixa calar…

Um grande abraço a todos… ;)
“Get up” e toc’á Evangelizar (privet joke)

Armando disse...

oi Ricardo! Tal como tu eu sou um teimoso do carago... no entanto, escrevo só pa te pedir desculpa e pra t dar a razão k tu tns mas k eu n soube explicar bem...

Ainda ontem conversava com a Paula sobre esta discussão e ela acabou por perceber o que eu queria dizer.. Apenas o que tinha escrito não foi muito claro!

Tal como tu eu tnho um Deus unico em k acredito, o k tu chamas d Deus-amor mas k pode ter outra definiçao semelhante. No entanto, ess Deus k tu falast é exactament o mesmo do meu! Apenas eu o vejo da maneira diferente, e aí n estou a dividir Dues em identidades mas sim em interpretações. poque ha pessoas k inda vêem, erroneament, Deus como castigador mas no entanto é a crença delas.. pronto.. Nao sao mas pessoas por isso...

Eu apenas kuando falo em "deuses", estou a flr da visao d cada um no Deus-Deus, k ja s mostrou em carne na terra e k todos nós seguimos..

Percebido agora??
Tu tns toda a razao no Deus k descreves! Descreves o nosso Deus à tua maneira! E d uma forma mto mlhr k eu descrevo... Apenas as descriçoes é k divergem em nós, mas Ele é o mesmo e temos d aceitar as diferenças d pensamentos kuanto à sua existencia. Eu respeito e tua e kem m dera poder ve-la tao alegrement cmo tu, mas o meu passado recente não m tem permitido faze-lo d forma tao entusiasta..

Eu admiro essa tua paixao por Deus pai, filho e espirito santo e sei k tnho mto a aprender ctg, s calhar mais k tu cmg neste momento.

Mais uma vez desculpa mas espero k desta percebas k eu concordo ctg, por outras palavras apenas..

Akele abraço!

Rui Santiago cssr disse...

no silêncio, fui seguindo este "bate-papo"...

As palavras são uma das mehores coisas que temos e, ao mesmo tempo, uma das mais arriscadas...

Fico feliz por, no fim, chegarmos á Comunhão no Deus-Comunhão!

SHALOM a todos

Ricardo Ascensão disse...

Sim, Armando… é bem verdade… Eu sou um teimoso do caneco… =)

E o que foi acontecendo nestas partilhas acho que foi um resultado muito positvo da nossa teimosia! ;o)

Juro-te que desde o teu primeiro comentário acreditei que havia nele verdade… mas, ao mesmo tempo, fiquei inquieto… com o coração aos pulos… porque as palavras, como disse o nosso amigo Rui, são arriscadas… e tanto podem ser lidas de maneira doce ou mais amarga…

Por isso fui “explodindo” o Deus que vivo (ou que vou tentando viver)… e que desejo que seja cada vez mais ao jeito do de Jesus…
Porque Jesus sim… viveu-o de um jeito pleno…

E ainda bem que agora já percebemos os dois que falamos de um mesmo Deus Amor, cada um pelas suas palavras e vivências pessoais! Um Deus em constante crescimento no nosso íntimo…

Acho que têm sido muito boas estas partilhas… Só nos fazem crescer e amadurecer aquilo que tentamos viver… né?
Tanto a ti, como a mim… como a todos os que nos foram, vão e viram acompanhando…

Abraço para todos…
…e um grande para ti, Armando ;o)