quarta-feira, 7 de março de 2007

Quando é que vamos deixar que Deus seja Deus?

Olá Amigos!

Aqui estou eu, simplesmente para partilhar esta pergunta que me inquieta:
Quando é que vamos deixar que Deus seja Deus?
Tenho estado, nas últimas 2 semanas, a fazer um curto estágio na Unidade de Cuidados Paliativos do IPO (instituto de oncologia)... e já ouvi vezes demais, durante estes dias, que cabe a Deus tirar a vida a uma pessoa...
Como é possivel alguém acreditar num Deus assim??? Um Deus que decide quando está na hora e com poderes mágicos vem e leva a vida das pessoas doentes???

Deus é Amor e porque é Amor, não se fecha em si mesmo, é Amor criador, Amor que dá Vida e Amor que dá sentido à Vida...
... e porque dá sentido à Vida também dá sentido à Morte!
Mas será assim tão dificil aceitar que Deus é Amor?
Acho que cabe a nós (começar a) deixar que Deus seja Deus... pode ser que através do nosso testemunho, outros começem a conhecer e perceber o Deus em que acreditamos e pelo qual vale a pena Viver e morrer!

Faço o desafio a todos: partilhem os "deuses" em que não acreditam...

3 comentários:

LuíSousa disse...

Boa noite Teresa, gostei imenso da tua proposta e aqui vão os quantos deuses em quem eu me recuso a acreditar:

Recuso-me a acreditar num deus que se encontra encerrado nuns livros escritos por uns quantos e que não esteja em continua revelação.

Recuso-me a acreditar num deus que sonhe apenas aquilo que eu sonho, que não me chame a sonhar mais alto, que não me faça ser mais do que aquilo que eu sou.

Recuso-me a acreditar num deus que não tenha mais nada para me dar para além daqui que uma filosofia me apresenta.

Recuso-me a acreditar num deus que fica impávido e sereno a olhar para a destruição da sua menina dos olhos (o Homem)

Recuso-me a acreditar num deus que não se coloca a caminho com o homem e que se afasta dele quando ele opta “mal” mas encruzilhadas da vida.

Recuso-me a acreitar num deus que precise de ser adorado e glorificado para estar de bem connosco.

Recuso-me a acreditar num deus que se não existesse me faria muito mais feliz.

Recuso-me a acreditar num deus que...

(bem hoje fico por aqui...)

Grande Abraço

Armando disse...

Um Deus em quem não acredito?... Bem.. Provavelmente será mais facil responder à pergunta: Em que Deus acreditas?

Digo isto porque é-me mais facil exprimir com palavras sobre um Deus em que acredito do que enumerar o não enumeravel de deuses nos quais não creio.

Eu creio no Deus que me acolhe, ou seja no Deus que responde às minhas necessidades e que exige de mim justamente o máximo que posso dar.. Nem mais (porque seria impossivel) nem menos (porque seria comodista).

Creio no Deus da minha verdadeira realidade, sem influencias internas e externas, tal como acredito no Deus que como assim é para mim é-o para todas as outras pessoas.

Cada um tem o seu Deus e eu acredito no Deus de cada um, desde que esse Deus não sofra as ditas influencias internas e externas.

E assim chego aos deuses em que não acredito... Primeiros nos meus proprios deuses influenciados e depois nos deuses dos outros também eles influenciados...

Assim tornou-se mais facil responder à proposta :-P

hasta la vista,
Armando

Hannah disse...

"Amor que dá Vida e Amor que dá sentido à Vida...
... e porque dá sentido à Vida também dá sentido à Morte!"

Amiga Teresa, obrigada pela tua proposta. Inicio o meu texto parafraseando o teu, dizendo (à semelhança do Armando) que acredito num Deus extremamente bom, que põe sempre em primeiro lugar a nossa felicidade.
Muitas vezes encontramos pessoas que nos dizem que se morressem seria muito melhor para elas e para os outros, vivendo numa tristeza profunda. Por isso, acredito fielmente num Deus que todos os dias faz nascer para essas pessoas um sol, procurando nelas alguma esperança. No entanto, também acredito num Deus que completa a nossa imensa felicidade "terrena", numa felicidade eterna... e sim, aí Ele mete a colher dizendo (a meu ver): "Vem ser Feliz Comigo". Por isso, se formos a ver, faz sentido o que muitas pessoas dizem de que é Deus que "nos leva"... Agora, também acredito fielmente que este Deus que nos Ama, não "nos leva" por seu prazer egoísta (como a completar uma caderneta de cromos!), mas "leva" porque convida...
Porque nos diz, bem ao ouvido: "vem, agora serás ainda mais feliz!"

Em jeito de conclusão deixo uma proposta - não desperdicem os minutos que podem ser de felicidade... isto é, não deixem para amanhã, numa felicidade plena, a felicidade com base no Amor que podem construir já hoje.

Este é o meu Deus!