sábado, 21 de março de 2009

Dar-se por inteiro!

Olá miudagem!

Esta semana fiquei responsável pela nossa reflexão quaresmal, cujo tema é o Amor, o Amor de Deus!

E vocês pensam... Mas o título não diz isso!

Aconselho-vos a pensar melhor. "Amor" e "entrega por inteiro" não serão, porém, a mesma coisa?
O objectivo é o mesmo, logo....

Ora bem... quando pensamos em Amor como termo genérico, vem-nos primariamente uma relação entre 2 ou mais entidades, na qual pelo menos uma se quer relacionar intimamente com a outra, ou outras.
E quando digo "pelo menos uma", implica que a outra parte pode não estar interessada nesse mesmo relacionamento. A maior tarefa será, então, tentar conquistar essa outra parte!

Jesus, como revelação de Deus na terra, veio restabelecer a aliança feita pelo Pai com o povo Judeu muitos séculos antes, através de Abraão e Moisés.
Como é sabido, os Judeus há muito que esperavam o messias, o redentor, que os iria salvar para todo o sempre. No entanto, a personagem de Jesus não foi suficientemente aliciante para convencer todos os corações que a encontraram. E isto porquê?

Seria porque faltava algo a Jesus? Porque fez algo de errado durante a vida pública? A sua mensagem era ambígua?

A resposta é muito simples e concreta. Tal como vos disse acima, uma parte interessada não vale pelo todo! Tudo o que Jesus fez foi perfeito, foi Amor! As mentes deturpadas dos ricos que não queriam perder as suas possessões, dos sacerdotes que não queriam perder as influências sobre o povo, enfim, de todos aqueles a quem Jesus pedia mudanças nos caracteres, atitudes ecostumes, é que não permitiram que a relação total de Deus com todos!

Po outras palavras, Jesus só se revela totalmente e nos mostra o seu potencial de Amor se nós estivermos dispostos a tal! A parte dele está feita há muito tempo, e mesmo assim é incessante na procura que nos faz dia-a-dia!
"Quem acredita nele não é condenado, mas quem não acredita já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho Unigénito de Deus."

Com tudo isto, convido-vos a seguir ESTE exemplo de Jesus doravante... Sejam perseverantes na conquista de quem vos é querido, por muito tempo que tal possa tomar!

Armando

1 comentário:

Paula disse...

querido Armando,

muito obrigado pela tua partilha!

Fiquei muito feliz ao lê-la, principalmente porque ela veio aconchegar os sentimentos que trago dentro depois de mais um encontro JR. Aquilo que partilhas-te foi muito complementar com aquilo que la falamos e vivemos.. Jesus veio mesmo fazer a NOVA ALIANÇA com a HUMANIDADE e AMOU-NOS até ao fim! E que fim! Um fim que fez toda a diferença para o início do nascimento do Homem Novo. Esta manhã chegamos à conclusão que nós encontramo-nos na "passagem" ou "transição" para essa relação íntima com Deus, mediada pelo Espírito Santo a caminho do Homem Novo. Temos realmente de fazer a nossa parte e deixarmo-nos tocar por este tão grande Amor, deixarmo-nos transformar... não é fácil mas vale mesmo a pena!!!! e como tu disseste e bem, Deus tem uma infinita Esperança em nós..nós é que nos esquecemos muito Dele e continuamos a andar abafados pelos "espinhos", pelas regras, pelas leis, pelas normas.. e esquecemo-nos de ser livres!

Gostei muito da tua última frase... ser perseverante na conquista das pessoas queridas... tens razão, querido! :) EHEH

beijinhos**