quinta-feira, 30 de abril de 2009

Partilhando VIDA (Abril 2009)



É surpreendente observar como Jesus volta aos seus, liberta-os do medo que experimentam e os envia para continuarem a sua missão.

Ao soprar e dar-lhes o Espírito, Jesus – como os discípulos – concede-nos a missão de dar VIDA e capacita-nos para tal. Por isso, hoje mais que nunca, a ressurreição torna-se presente, vive-se e reconhece-se onde se luta pela vida e combate-se contra tudo o que não humaniza e mata.

Acreditar hoje na ressurreição é comprometer-se por uma vida mais humana, mais plena, mais feliz. Neste compromisso María Emilia recorda-nos e anima: “Ressuscita a vida de perfeição, unindo toda a tua alma e coração com Jesus…”

Sinto que me diz com força Pascuala “ressuscita”, a um maior compromisso com a vida, observa, descobre a presença do ressuscitado naqueles irmãos/ãs que levam em si os sinais dos cravos e a ferida do costado, nos seus sofrimentos: nos marginalizados pela sociedade, nas crianças que vivem nas ruas, nos mineiros, nos que mendigam para sobreviver… E por vezes sinto-me como Tomé, ao não percebe restes sinais, e pergunto-me talvez, acostumei-me a eles?

Diante disto, María Emilia diz-me: “Ressuscita, une toda a tua alma e coração a Jesus”, isto implica comprometer-me com a defesa da vida, no dia-a-dia; agudizar o ouvido e o olhar diante do clamor do meu povo e neles/as perceber a presença do Ressuscitado que me transforma e me liberta para o servir e amar nos que estão ao meu lado, com os que partilho.

Só assim seremos ditosos/as porque encontramos em Jesus a razão das nossas vidas; no meio da nossa pobreza e mediocridade, ele transforma o nosso barro e lança-nos para AMAR.

É um convite forte para continuar a trabalhar juntos/as por uma nova civilização do amor, onde todos/as nos sintamos como irmãos/ãs de um mesmo Pai – Mãe.

“Ressuscita a vida de perfeição, unindo toda a tua alma e coração com Jesus…” María Emilia Riquelme

Pascuala Tola Coca

Sem comentários: